segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cassini dados: Lua de Saturno pode ter rígida Shell de gelo

Esta imagem da superfície da lua de Saturno, Titã foi obtida pela Agência Espacial Europeia sonda Huygens em 14 de janeiro de 2005, após foi entregue ao Titã pela sonda Cassini da NASA.

Uma análise da gravidade e topografia dados da lua Titan de Saturno obtidas pela sonda Cassini da NASA sugere que poderia haver algo inesperado sobre shell gelo exterior da lua. Os resultados, publicados em 28 de agosto na revista Nature, sugerem que o shell de gelo da Titan poderia ser rígida, e que relativamente pequenas características topográficas na superfície poderia ser associada a grandes de gelo "raízes" que se estendem até o oceano subjacente.O estudo foi conduzido por cientistas planetários Douglas Hemingway e Francis Nimmo, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, que usou dados da Cassini. Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir uma relação intuitiva entre gravidade e topografia."Normalmente, se você voa sobre uma montanha, você espera ver um aumento na gravidade devido à massa extra da montanha", disse Nimmo, um cientista da Cassini participar. "Em Titã, quando você voa sobre uma montanha, a gravidade fica mais baixo. Isso é uma observação muito estranho."Uma possível explicação é que cada solavanco na topografia da superfície de Titã é compensado por uma mais profunda "root" que é grande o suficiente para sobrepujar o efeito gravitacional do galo na superfície. A raiz pode agir como um iceberg que se estende abaixo da casca de gelo no oceano debaixo dela. Neste modelo, a Cassini iria detectar menos gravidade onde há um grande pedaço de gelo ao invés de água, porque o gelo é menos denso do que a água."É como uma bola de praia grande sob a camada de gelo empurrando em cima dele, ea única maneira de mantê-lo submerso é se a camada de gelo é forte", disse Hemingway, autor do papel e uma equipe associado Cassini. "Se as grandes raízes sob a casca de gelo são a explicação, isso significa que a casca de gelo de Titã deve ter uma camada rígida muito grosso."Se estes resultados estiverem corretos, uma concha rígida gelo espesso torna muito difícil ter vulcões de gelo, que alguns cientistas propuseram a explicar outras características vistas na superfície. Eles também sugerem que a convecção ou placas tectônicas não estão reciclando shell de gelo da Titan, como fazem com crosta geologicamente ativa da Terra.
Fonte: NASA

PRÓXIMO Fornece Propulsão de Foguete duradoura e alta velocidade para missões no espaço profundo

Íon propulsão de foguete existia apenas na imaginação de escritores de ficção científica. Mas depois de anos de pesquisa e desenvolvimento NASA está pronta para equipar algumas de suas missões no espaço profundo mais importantes com motores iônicos que podem deslocar nave espacial usando partículas carregadas aceleradas à formação de bolhas velocidades de até 90.000 quilômetros por hora. E na imensidão do espaço, os motores precisam empurrar continuamente por anos.

Evolutionary Thruster da NASA Xenon (NEXT) do projeto, gerenciado pelo Centro de Pesquisa Glenn, da Nasa, concluiu um teste que alimentado o motor de íons para mais de 48 mil horas. Isso é de cinco anos e meio de operação propulsor, tornando-se o maior teste de duração de qualquer sistema de propulsão espacial da história.

O que torna este marco verdadeiramente surpreendente é o quão pouco combustível é usado. PRÓXIMO consumidos 860 kg de xenon propulsor. Um foguete convencional exigiria 10,000 kg de propelente para fornecer a mesma quantidade de força total. Ao fornecer baixo, pressão constante durante longos períodos de tempo, os motores de propulsão eléctricos, tais como a próxima pode acelerar a nave espacial usando menos de um décimo do propulsor de um foguete químico.
 
Esta animação mostra como o Propulsores Íon Gridded usa energia elétrica para criar, acelerar e neutralizar os íons carregados positivamente para gerar empuxo.
 
Para trazer isto em perspectiva, comparar o jovem piloto hot rod com uma velhinha. O hot rod speedster bate no acelerador queima de combustíveis de forma rápida e, em seguida, cruzeiros após levantar-se a velocidade. A velha senhora empurra continuamente no pedal do acelerador, sempre muito gentil, aumentando lentamente a velocidade do carro. Considerando as distâncias no espaço, a velha senhora acabará por ultrapassar o hot rod e viajar mais profundamente no espaço com menos combustível.
 

Um engenheiro da NASA Glenn verifica o alinhamento de um sistema de câmera para a próxima longa duração do teste antes de fechar a unidade de vácuo em 2005. As câmeras de captar imagens de alta qualidade de componentes de propulsão críticos para acompanhar como esses componentes desgastar com o tempo.

NEXT é parte de uma classe de propulsão (setembro) motores elétricos solares. Como isso funciona? "Setembro usa eletricidade, gerada por painéis solares, para alimentar um propulsor elétrico para impulsionar naves espaciais", diz Michael Patterson, investigador principal. "Uma vez que reduz a quantidade necessária de um propulsor para uma determinada deslocação, que reduz significativamente o peso do veículo."

Portanto, os planejadores de missão pode reduzir o tamanho do veículo de lançamento necessários ou podem transportar cargas maiores para um maior retorno ciência.

"A linha inferior no espaço é o de maximizar a carga nós entregamos incluindo possíveis missões em apoio às operações de humanos e carga útil científica", diz Patterson. "Nós não queremos gastar todos os nossos recursos empurrando propulsor redor. PRÓXIMO pode voar grandes cargas de profundidade no espaço com eficiência super-fuel".

Enquanto PRÓXIMO representa uma nova capacidade, mais robusto para missões no espaço profundo duração mais longos, os motores de propulsão iônica vêm operando no espaço por muitos anos em aplicações comerciais, militares e civis.


Fonte: NASA


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